
Casais que desejam oficializar a união, mas enfrentam dificuldades financeiras, poderão participar da 3ª edição do Casamento Civil Comunitário de Garibaldi. As inscrições começam nesta sexta-feira, 1º de agosto, e o evento será realizado no feriado de 15 de novembro, a partir das 10h30, na Faculdade FISUL, durante a programação da Ronda da Cidadania 2025.
A participação é gratuita e aberta a casais de qualquer orientação, desde que assinem uma declaração de hipossuficiência, atestando que não têm condições de arcar com os custos cartoriais. Não há exigência de traje específico para a cerimônia.
Para dar início ao processo de habilitação do casamento, os interessados devem comparecer o quanto antes ao Cartório Borghetti (Rua João Pessoa, 508, sala 1, bloco 2 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, inclusive no horário do meio-dia. O prazo final para entrega da documentação é 24 de outubro. Entre os requisitos, está a apresentação de certidões atualizadas — emitidas até 60 dias antes da habilitação.
A cerimônia será organizada por uma rede de instituições locais, incluindo a Parceiros Voluntários (ligada à Apeme), o Poder Judiciário, a Faculdade FISUL, o Município de Garibaldi e a subseção da OAB de Garibaldi e Carlos Barbosa.
Documentação exigida:
Para os noivos:
- Solteiros: Certidão de nascimento
- Divorciados: Certidão de casamento com averbação de divórcio
- Viúvos: Certidão de casamento com anotação de óbito e certidão de óbito do cônjuge falecido
- Cópia de documentos de identidade (CPF e RG ou CNH)
- Informações sobre data de nascimento ou falecimento dos pais e endereço atual deles
- Declaração de hipossuficiência (assinada no cartório)
Para as testemunhas (quatro no total):
- Cópia do RG e CPF ou CNH
- Duas testemunhas devem estar presentes na assinatura da habilitação
- Todas devem comparecer no dia da cerimônia
Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Cartório Borghetti, pelo telefone (54) 3462-1155.