Os critérios e planejamentos das podas de árvores em Caxias do Sul no primeiro semestre de 2025 motivou pedido de informações dos vereadores da cidade ao Executivo. O tema foi debatido em plenário na sessão desta terça-feira (05) e protocolado no requerimento nº 75/2025 pela parlamentar Rose Frigeri (PT).
A parlamentar, em sua manifestação, questionou sobre como os processos de poda acontecem. O pedido foi aprovado pela unanimidade dos legisladores, e a prefeitura de Caxias do Sul possui o prazo de 30 dias para dar retorno ao Legislativo, de acordo com a Lei Orgânica.
O pedido foi justificado pela percepção sobre a atual política de manejo arbóreo que, segundo a Rose, tem gerado impactos ambientais e redução da biodiversidade. As seis perguntas listadas incluem a solicitação do número de podas de árvores e supressões de árvore no primeiro semestre de 2025; do critério técnico e quem realiza as vistorias para execução dos procedimentos; e se há algum plano de arborização urbana em vigor no município.
Rose Frigeri explicou que o ofício foi desenvolvido após diversas denúncias da comunidade referentes aos cortes e podas de árvores. Ela destacou que o pedido servirá para que toda a população possa saber mais sobre como estes procedimentos funcionam. A vereadora também contou que, muitas vezes, árvores não foram podadas, chegando a causar perigo, o que fez com que fossem cortadas pela falta de manutenção.
O vereador Cláudio Libardi (PCdoB) julgou as solicitações de Rose como pertinentes, e defendeu alteração no decreto que regulamenta as podas das árvores na cidade. Andressa Marques (PCdoB), Capitão Ramon Teles (PL) e Sandro Fantinel (PL) e fizeram apontamentos.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Câmara Municipal de Caxias do Sul