A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social de Bento Gonçalves, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) I e III, realizará duas ações comunitárias voltadas à orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A proposta é ampliar o acesso à informação, esclarecer direitos e deveres e promover inclusão social para os beneficiários ativos do programa.
A primeira atividade ocorre nesta segunda-feira, dia 12 de maio, às 13h30, no auditório da Praça CEU, organizada pelo CRAS I, que atende famílias dos bairros São Roque, Zatt, Ouro Verde, Aparecida e área rural. O evento contará com a presença de uma assistente social do INSS e representantes do Cadastro Único.
Já o CRAS III promove sua oficina de orientação no dia 15 de maio, a partir das 14h, em sua sede. A unidade atende os bairros Eucaliptos, Vila Nova, Fenavinho, Cohab e Barracão.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Bento Gonçalves possui 1.019 beneficiários ativos do BPC, sendo 755 pessoas com deficiência e 256 pessoas idosas, conforme levantamento de março de 2025. Em todo o país, o número de beneficiários ativos ultrapassa 6,25 milhões, sendo 3,58 milhões destinados a pessoas com deficiência e 2,66 milhões a pessoas idosas.
O que é o BPC?
O Benefício de Prestação Continuada é um direito garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), operacionalizado pelo INSS, que assegura um salário-mínimo mensal para pessoas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, independentemente da idade, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para ter acesso ao BPC, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, possuir renda familiar per capita de até ¼ do salário-mínimo e ser aprovado na avaliação médica e social do INSS.
As ações promovidas pelos CRAS visam facilitar o entendimento sobre o benefício, contribuir para que mais pessoas tenham acesso ao direito e garantir que informações essenciais cheguem às comunidades atendidas.
Endereços e telefones
CRAS I – Rua Calisto Orestes Sganzerla, 70, bairro Ouro Verde – Telefone (54) 3771.4240
CRAS II – Rua Luis Giardini, 10, Juventude da Enologia – Telefone (54) 3055-7013
CRAS III – Rua Carlos Dreher Neto, 650, bairro Vila Nova – Telefone (54) 3771.4220
As datas para as famílias residentes no território do CRAS II serão divulgadas em breve.