Depois de castigar os gaúchos com temperaturas altas na segunda (10) e na terça (11) a onda de calor extremo que ultrapassou os 40° no estado chega ao fim nesta quarta-feira (13). Isso acontece por conta do avanço de uma frente fria, que deverá provocar temporais com chuva forte e vendaval hoje em grande parte do Rio Grande do Sul.
Enquanto a frente fria avança, cidades da metade Norte e Serra Gaúcha ainda poderão registrar temperaturas acima dos 30ºC. No restante do Estado, a temperatura deverá cair assim que a instabilidade se aproximar.
Conforme a Sala de Situação da Defesa Civil do RS, desde a madrugada alguns municípios registraram chuva de intensidade moderada, somada de descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento acima dos 80 km/h, principalmente na metade Sul.
Ao longo do dia, a frente fria avança para o restante do RS. A precipitação deverá ficar entre 20 a 50 milimetros. Além disso, com umidade mais alta, a MetSul Meteorologia projeta que esta quarta-feira ainda será marcada por uma sensação de abafamento e desconforto térmico na Capital e na região Metropolitana.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a terça foi dia mais quente de 2025. A maior temperatura foi registrada em Uruguaiana. na Fronteira Oeste, e em Campo Bom, no Vale do Sinos, com 41,3°C