Na tarde desta terça-feira (10), ocorreu a solenidade de inauguração do alojamento feminino do Presídio Regional de Santa Maria. A obra, com o custo de R$ 94.207, foi realizada com recursos da Vara de Execuções Criminais de Santa Maria. Para a construção, foi utilizada mão de obra dos apenados do semiaberto do estabelecimento prisional.
A nova estrutura conta com 38 vagas do regime fechado, divididas em nove celas, com banheiro, sendo duas delas para sanção disciplinar. Anteriormente, o local era um alojamento coletivo com beliches e apenas dois banheiros.
De acordo com o Delegado da 2ª Região Penitenciária, Anderson Prochnow, com o novo espaço as mulheres terão um lugar com mais condições para cumprir sua pena com dignidade. O Diretor do Presídio, Aldenir Batista, afirmou que a obra se deu pela necessidade de humanizar o cumprimento da pena, além de garantir mais segurança.
O Diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe, Cristiano Fortes, destacou a importância do apoio do Judiciário e de todos os envolvidos para que a obra se concretizasse.
Estiveram presentes o juiz da Vara de Execuções Criminal Regional de Santa Maria Leandro Sassi, os promotores de justiça de Santa Maria Jocelaine Dutra Pains e César Augusto Pivetta Carlan, o Defensor público Cássio Machado Bittencourt Fernandez e a representante do Conselho da Comunidade Taís Lora de Oliveira, dentre outras autoridades locais.
Fonte: Susepe