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Agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes do INSS

O serviço inicia a partir do próximo dia 30

Correios vão atender vítimas de descontos indevidos em benefícios do INSS. Foto: Arquivo Leouve.
Correios vão atender vítimas de descontos indevidos em benefícios do INSS. Foto: Arquivo Leouve.

As agências dos Correios vão prestar atendimento a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Muitas dessas pessoas podem ter sido vítimas de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. O serviço inicia a partir do próximo dia 30, conforme anúncio feito nesta quinta-feira (22).

Durante coletiva de imprensa, o presidente do INSS, Giberto Waller, destacou que o serviço presencial será disponibilizado. O foco será na população de aposentados e pensionistas que não tem acesso à tecnologia.

“O atendimento presencial é exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não receberão esse tipo de pedido. A gente tem uma outra demanda, uma outra finalidade para essas agências da previdência social. Mesmo porque a gente não tem a capilaridade que os Correios têm,” explica

Segundo Waller, o INSS trabalha atualmente com um total de 1.570 agências distribuídas em pouco mais de 700 municípios grandes. Nestes locais, a maioria da população tem acesso à tecnologia. Portanto, ela não precisaria se deslocar em busca de atendimento presencial.

Ele ainda lembrou que há diversos canais de comunicação, como o aplicativo Meu INSS, sites oficiais e o número de telefone 135.

“A gente está utilizando a parceria com os Correios para chegar em municípios pequenos onde há mais dificuldade no uso da tecnologia ou no uso da telefonia”, ponderou.

Atendimento Presencial nos Correios

O aposentado ou pensionista que queira ser atendido em uma agência dos Correios, deve levar apenas um documento de identificação. Em casos de pessoas acamadas ou com dificuldade de deslocamento, é possível que uma terceira pessoa compareça ao local, desde que portando uma procuração.

“A pessoa com a procuração, não vai ter a possibilidade de mudar nenhum dado cadastral – [a visita à agência] é somente para fazer a consulta se houve ou não desconto”, destacou o presidente do INSS.

Segundo ele, a ideia é que os Correios, ao receberem essa pessoa, façam o atendimento. Eles devem abrir a tela informando se houve desconto, de qual associação foi feito o desconto, e se foi autorizado ou não. Assim, é entregue um protocolo com número, horário e data, que deverá ser guardado para uso posterior.