As agências dos Correios vão prestar atendimento a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Muitas dessas pessoas podem ter sido vítimas de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. O serviço inicia a partir do próximo dia 30, conforme anúncio feito nesta quinta-feira (22).
Durante coletiva de imprensa, o presidente do INSS, Giberto Waller, destacou que o serviço presencial será disponibilizado. O foco será na população de aposentados e pensionistas que não tem acesso à tecnologia.
“O atendimento presencial é exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não receberão esse tipo de pedido. A gente tem uma outra demanda, uma outra finalidade para essas agências da previdência social. Mesmo porque a gente não tem a capilaridade que os Correios têm,” explica
Segundo Waller, o INSS trabalha atualmente com um total de 1.570 agências distribuídas em pouco mais de 700 municípios grandes. Nestes locais, a maioria da população tem acesso à tecnologia. Portanto, ela não precisaria se deslocar em busca de atendimento presencial.
Ele ainda lembrou que há diversos canais de comunicação, como o aplicativo Meu INSS, sites oficiais e o número de telefone 135.
“A gente está utilizando a parceria com os Correios para chegar em municípios pequenos onde há mais dificuldade no uso da tecnologia ou no uso da telefonia”, ponderou.
Atendimento Presencial nos Correios
O aposentado ou pensionista que queira ser atendido em uma agência dos Correios, deve levar apenas um documento de identificação. Em casos de pessoas acamadas ou com dificuldade de deslocamento, é possível que uma terceira pessoa compareça ao local, desde que portando uma procuração.
“A pessoa com a procuração, não vai ter a possibilidade de mudar nenhum dado cadastral – [a visita à agência] é somente para fazer a consulta se houve ou não desconto”, destacou o presidente do INSS.
Segundo ele, a ideia é que os Correios, ao receberem essa pessoa, façam o atendimento. Eles devem abrir a tela informando se houve desconto, de qual associação foi feito o desconto, e se foi autorizado ou não. Assim, é entregue um protocolo com número, horário e data, que deverá ser guardado para uso posterior.