Após deslizamentos provocados por fortes chuvas, a Estrada Municipal Luiz Daneluz, no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, foi liberada para o tráfego de veículos nesta quinta-feira (07). A via conecta Caxias do Sul à Gramado, pela Ponte do Raposo. Ela também atua como uma rota fundamental para o escoamento da produção agrícola.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), os trabalhos de recuperação exigiram o uso de maquinário pesado. Eles utilizaram escavadeiras hidráulicas e rompedores na recuperação. O ponto mais crítico de bloqueio encontrava-se após a bifurcação com a Estrada Municipal 341, junto à encosta do Rio Caí. Neste local, o leito da pista foi totalmente comprometido.
Por conta da dimensão das rochas que causavam o bloqueio, além da instabilidade do solo, foi necessário realizar detonações controladas no local.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, esteve no local e ressaltou a complexidade das atividades para a recuperação da estrada:
“Estamos diante de uma obra que exigiu conhecimento técnico e um esforço concentrado. A liberação dessa estrada representa não apenas a recuperação de uma rota importante, mas um passo estratégico na integração entre municípios”, destacou.
Além disso, o secretário de Obras, Lucas Suzin, afirmou que os trabalhos envolveram desafios técnicos e logísticos:
“Empregamos todos os recursos disponíveis para devolver essa via à comunidade. A estrada Luiz Daneluz é uma ligação estratégica para a região, e sua liberação representa um avanço importante nas ações de reconstrução pós-eventos climáticos”, destaca.
A SMO orienta que, mesmo com o tráfego liberado, motoristas mantenham atenção redobrada ao passar pelo trecho. Este trecho ainda receberá ações pontuais de finalização e sinalização ao longo dos próximos dias.