FARROUPILHA
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

Nos últimos dias, balizadores instalados no km 56 da ERS-122, em Farroupilha, foram removidos de sua posição original. A ausência dos dispositivos tem permitido que motoristas que saem do bairro Primeiro de Maio realizem conversões irregulares para acessar o sentido Caxias do Sul, prática proibida e considerada infração de trânsito.

O trajeto correto exige seguir até Nova Milano, onde é possível fazer o retorno em frente a um posto de combustíveis, para então voltar em direção a Farroupilha. Apesar disso, irregularidades são registradas diariamente nos dois sentidos da rodovia.

A entrada do bairro também preocupa moradores pela precariedade do pavimento, marcado por buracos que dificultam a trafegabilidade.

Buracos prejudicam a trafegabilidade dos condutores (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Em nota, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) informou que os balizadores têm a função de impedir conversões irregulares, consideradas de alto risco e responsáveis por colisões frontais e laterais – entre os acidentes mais graves registrados nas rodovias. A CSG afirma que os dispositivos são instalados conforme critérios de engenharia e normas de segurança.

A empresa reforça ainda que retirar, romper ou danificar itens de sinalização constitui dano ao patrimônio público, sujeito a responsabilização. Situações como essa podem ser comunicadas às autoridades ou equipes da concessionária pelo telefone 0800.122.0240.