As abordagens ocorreram na BR-470, em trechos que compreendem os municípios de Nova Araçá, Vila Flores e São Pedro da Serra. (Foto: PRF)
As abordagens ocorreram na BR-470, em trechos que compreendem os municípios de Nova Araçá, Vila Flores e São Pedro da Serra. (Foto: PRF)

Durante uma operação de fiscalização intensiva realizada neste sábado (10/01), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) removeu dois veículos de circulação devido a um extenso histórico de irregularidades. As abordagens ocorreram na BR-470, em trechos que compreendem os municípios de Nova Araçá, Vila Flores e São Pedro da Serra, com foco na segurança viária e no combate à embriaguez ao volante.

Recorde de Infrações e Recusa ao Bafômetro

No primeiro flagrante, ocorrido entre Nova Araçá e Vila Flores, os agentes interceptaram um veículo que apresentava 31 multas de trânsito vencidas. Além da situação administrativa crítica, o condutor se recusou a realizar o teste do etilômetro (bafômetro).

Devido à negativa, o motorista foi autuado com base no Artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é considerada gravíssima e acarreta as seguintes penalidades:

  • Multa de alto valor (multiplicada por 10);
  • Suspensão do direito de dirigir por 12 meses;
  • Recolhimento do veículo ao depósito credenciado.

Segundo Caso: Licenciamento Vencido

A segunda abordagem aconteceu no município de São Pedro da Serra. O automóvel em questão circulava com o licenciamento vencido e possuía um montante de 27 multas pendentes. Sem condições legais de tráfego, o veículo também foi autuado e guinchado para o pátio da PRF.

A PRF reforça que a retirada desses veículos de circulação é fundamental para garantir a segurança dos demais usuários da rodovia, uma vez que condutores que negligenciam obrigações administrativas e testes de sobriedade representam um risco potencial de acidentes.