
Caxias do Sul - O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) inicia nesta sexta-feira, dia 23, às 7h da manhã, a terceira e última fase das obras de macrodrenagem na Avenida Bruno Segalla, no bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul.
Essa fase será a mais impactante para o trânsito, pois exigirá o bloqueio total da pista de subida da Perimetral Sul, em direção ao bairro Kayser. A interrupção ocorre devido à complexidade dos trabalhos, que incluem uma travessia.
Trabalho ininterrupto para agilizar a conclusão
Em coletiva de imprensa realizada no salão nobre da prefeitura, na manhã desta quinta-feira (22), o diretor-presidente do SAMAE, João Uez, destacou que a empresa contratada se comprometeu a trabalhar de forma ininterrupta, inclusive durante as madrugadas e fins de semana, para acelerar o cronograma. A previsão é concluir essa fase até a próxima sexta-feira (30), dependendo das condições climáticas e da existência de rochas no subsolo.
Para realizar os serviços, as equipes vão utilizar maquinário pesado, como rompedor, o que pode gerar barulho à noite. O SAMAE pede a compreensão da comunidade diante dos transtornos temporários.
Desvios e rotas alternativas
Durante esse período de uma semana, os agentes de trânsito vão desviar o tráfego. Os motoristas que circulam pela Avenida São Leopoldo poderão usar as seguintes rotas alternativas:
- Rua Fernando Francisco Kaller
- Rua Erna Sirtoli Uez
- Rua Antônio Gomes Maciel
- Rua Antônio Berti
- Rua Sapucaia
Além disso, os semáforos no cruzamento da Avenida São Leopoldo com a rua Sapucaia terão o tempo de espera ampliado. Agentes de trânsito também estarão presentes durante o dia no cruzamento da rua Fernando Francisco Kaller para orientar os condutores.
A Prefeitura vai retirar temporariamente os estacionamentos da via, e todas as ruas de desvio estão asfaltadas para garantir a segurança e a fluidez do tráfego.
O SAMAE informa que já comunicou os comerciantes da região, e que manterá o acesso ao comércio local pela Perimetral Sul.
Previsão de liberação do tráfego e conclusão da obra
Assim, a expectativa é liberar o tráfego de forma integral até o final da próxima semana e, posteriormente, concluir 100% da obra até o fim de setembro, desde que não ocorram imprevistos com rochas no subsolo.
Portanto, essa é a última fase com impacto direto no trânsito. A etapa seguinte, por sua vez, ocorrerá em área interna, no estacionamento da antiga pizzaria Belgrano, sem interferir no fluxo de veículos.
Além disso, a partir de amanhã (23), o trecho da Perimetral Sul — entre a Avenida Salgado Filho e a rótula da Avenida São Leopoldo — seguirá com fluxo normal para quem trafega em direção à BR-116.