Uma nova etapa da obra de acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul, provoca mudanças no trânsito da BR-116, a partir desta terça-feira (14). A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) inicia a travessia de tubos de drenagem sob a rodovia federal, exigindo o bloqueio de pistas e a definição de um desvio.
A principal alteração será o bloqueio das pistas no sentido bairro São Leopoldo. A alça de acesso ao Planalto também estará interditada, obrigando os motoristas a realizarem o retorno no acesso do bairro Vila Verde. A partir das 9h, demarcadores serão instalados para estreitar a pista no local.
Segundo Angelo Barcarolo, diretor de Operações da Codeca, o tráfego no sentido Lourdes-São Leopoldo será desviado para o canteiro central, ocupando a pista contrária, que terá sentido duplo em um trecho de 200 metros. A empresa garante que a sinalização será reforçada para orientar os condutores.
O objetivo é realizar a travessia da rede de drenagem em toda a BR-116, conectando o sistema do bairro Planalto à nova rede, facilitando o escoamento das águas pluviais. Paralelamente, outras três travessias de redes menores serão executadas no mesmo trecho. A previsão para conclusão desses serviços é de 30 dias.
Também estão previstos, com o avançar da obra, fresagem de asfalto e capeamento, implantação de rede de esgoto cloacal e execução de sinalização viária horizontal e vertical, bem como execução dos passeios públicos.
A obra, cujo valor total é de R$ 4,5 milhões, sendo R$ 3,8 milhões para a etapa atual, tem previsão de conclusão em quatro meses. A Codeca é a terceira empresa a assumir o projeto e conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Fiscalização de Trânsito durante a execução.