Caxias do Sul

Motoristas de aplicativos protestam por flexibilização de leis em Caxias

Motoristas manifestaram dentro do Centro Administrativo. Foto: Ricardo Gatelli / Grupo RSCOM
Motoristas manifestaram dentro do Centro Administrativo. Foto: Ricardo Gatelli / Grupo RSCOM
Motoristas manifestaram dentro do Centro Administrativo. Foto: Ricardo Gatelli / Grupo RSCOM

Na manhã desta quinta-feira (27) cerca de 100 motoristas de aplicativos de Caxias do Sul protestaram na Câmara de Vereadores, prefeitura e na frente da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, trancando a rua Moreira César. Essa é a segunda manifestação da categoria na semana que antecede o último dia para regularização dos trabalhadores.

Segundo o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de Caxias do Sul (UMACS), Gervázio Longui, foram efetuadas diversas tentativas de comunicação com o secretário Cristiano de Abreu Soares, e foi decidido que na tarde desta quinta a comitiva de motoristas de aplicativo se encontrará com os representantes da prefeitura para discutir a flexibilização das leis.

Protesto ocorreu também na Rua Moreira César, em frente a Secretaria de Trânsito. Foto: Ricardo Gatelli

Durante a manifestação da manhã, os motoristas estiveram na prefeitura, onde foram informados que o prefeito Daniel Guerra não estava na cidade devido a uma viagem, e foram encaminhados para a Secretaria de Trânsito, onde supostamente seriam atendidos pelo secretário.

Ao chegar na secretaria, os trabalhadores foram informados de que o secretário estava, na realidade, na prefeitura. O presidente da UMACS demonstrou indignação a forma que o movimento está sendo tratado pelas autoridades.

“A gente só gostaria de resolver esse problema que vem atingindo toda a categoria e mais nada”, afirma Gervázio. “Nós queremos sentar, dialogar e fazer uma legislação que contemple todo mundo de forma organizada, para que todo mundo possa trabalhar e sustentar suas famílias”, complementa.

Na tarde desta quinta (27), a classe se encontrará com representantes da prefeitura. Foto: Ricardo Gatelli

A manifestação não tem um horário ou data prevista para ser encerrada. Os motoristas devem continuar trancando a Rua Moreira César e afirmaram que, caso não obtenham uma resposta do governo, trancarão a Rua Pinheiro Machado e a Sinimbu, em seguida.
“Infelizmente com esse governo que não tem dialogo com ninguém, só existe essa forma de agir, já que no dialogo não funcionou”, complementa o presidente da UMACS.