
Moradores da região do bairro São Pelegrino em Caxias do Sul entregaram no gabinete do Prefeito Adiló Didomênico e à Secretaria Municipal de Trânsito Transportes e Mobilidade (SMTTM) um abaixo-assinado solicitando a revisão da sinalização que proíbe a conversão à esquerda na esquina das ruas Feijó Júnior e Dr. Augusto Pestana, em Caxias do Sul.
A medida, anunciada na última semana, gerou descontentamento da população que vive na região e que alega impacto negativo aos moradores do entorno, como Leoncio Brito.
Segundo ele, a atual sinalização obriga motoristas a realizar um trajeto muito mais longo de, aproximadamente, quatro quadras adicionais, o que afeta moradores, comércios e também uma academia da região. Como alternativa, sugere-se a criação de um desvio semelhante ao existente na Rua Tronca, a instalação de faixa de pedestres, semáforo de três tempos ou até uma rotatória, visando segurança e fluidez no trânsito.


O documento, que conta com 134 assinaturas, solicita intervenção da Secretaria para resolver a situação e se coloca à disposição para diálogo. Segundo ele, não foram consideradas soluções técnicas, que resolveriam problemas de acidentes sem impactar a rotina dos moradores.
“Seria muito mais fácil colocarem uma sinaleira de três tempos, uma vez que eles alegam para fazer alteração que houveram muitos acidentes aqui nesse percurso. Se eles colocarem uma sinaleira de três tempos que fecha norte-sul e depois fecha sul-norte e deixa quinze segundos para a passagem dos pedestres, resolveria todo o problema sem criar problemas para os moradores”, explica.
O grupo de moradores ainda não obteve retorno do Prefeito ou Secretaria.
Entenda o Caso
A medida colocada pela Secretaria de Trânsito de Caxias proíbe a conversão à esquerda na Rua Augusto Pestana dos condutores vindos da Olavo Bilac e da Visconde de Taunay, que acessam a Rua Feijó Júnior. Cones foram colocados no local sinalizando a proibição, no bairro São Pelegrino.
Apesar do local contar com faixa de segurança e semáforo no cruzamento, a Prefeitura informou que muitos acidentes foram registrados em pouco tempo e a medida visa aumentar a segurança dos estudantes da Escola Coronel José Pena de Moraes, localizada em uma das esquinas do cruzamento.
Com a mudança, os motorista que precisam acessar esse trecho da Augusto Pestana, terão que pegar a direita e trafegar pelas ruas Coronel Flores e Os Dezoito do Forte para retornar a Feijó Júnior pelo sentido oposto.