
Manifestantes se reúnem em protesto, desde a manhã desta terça-feira (01), no trecho da ERS-431, que liga Bento Gonçalves a São Valentim do Sul. O grupo reivindica pela reconstrução da ponte de Santa Bárbara, que caiu ainda em 2023 e cujas obras ainda não foram iniciadas por parte da empresa responsável. Além disso, a população cobra melhorias na rodovia, que apresenta trechos críticos em sua infraestrutura, principalmente nas regiões de Faria Lemos e Linha Alcântara.
Durante o protesto, foi realizado um bloqueio com o uso de tonéis e uma faixa que solicitava a presença do governador Eduardo Leite. Os manifestantes liberam o trânsito a cada 20 minutos para que os motoristas possam seguir viagem, com exceção de ambulâncias, pessoas que têm consultas médicas agendadas ou que se deslocam para adquirir medicamentos.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG), Alexandro Giuriati, uma das lideranças da manifestação, a população vem cobrando autoridades por providências há 19 meses, desde as chuvas de setembro de 2023:
“Eles não largam nenhum material, nem uma brita. Não tem mais como transitar nessa rodovia, é muito perigoso. Tem penhascos à beira da estrada, que está em meia pista. Se tem alguma identificação foi algum morador que colocou, porque até isso eles não fazem”, relata.
Giuriati afirma que a travessia sobre o rio Taquari por meio da balsa de Santa Bárbara é realizada com bastante dificuldade pelos motoristas. A informação repassada aos populares é que a empresa vencedora da licitação para a reconstrução da ponte aguarda a liberação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), responsável pelo trecho, há cerca de três meses para iniciar as obras.
A Polícia Rodoviária da Brigada Militar acompanha a movimentação do protesto, que segue pacífico. Os manifestantes pretendem seguir com o protesto ao longo do dia para chamar a atenção das autoridades.
Resposta do Estado
A Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul (Selt) informou que a empresa vencedora da licitação tem prazo contratual para iniciar as obras até o fim de abril. A nova previsão de inauguração da ponte é para fevereiro de 2026, após o adiamento da data inicialmente prevista para o segundo semestre de 2025.
Em fevereiro, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) notificou a empresa Vereda Engenharia, de Belo Horizonte, devido ao atraso na entrega da documentação necessária. Após a notificação, a empresa apresentou os documentos, que foram analisados pela equipe técnica do Daer. O órgão solicitou complementações em duas questões técnicas antes de liberar o início das obras.
O orçamento total da obra é de R$ 31.377.667,00, com R$ 24,49 milhões provenientes do governo federal e R$ 6,89 milhões do governo estadual.