Por volta das 3h30 da madrugada deste sábado (28), os servidores da Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul flagraram um ato de irresponsabilidade no trânsito caxiense. Durante mobilização para a Operação Balada Segura, que acontecia em trecho da Rua Pinheiro Machado, próximo ao cruzamento da Rua Treze de Maio, o condutor de um Ford Focus desobedeceu às ordens de parada e fugiu do local atropelando equipamentos de sinalização e trafegando o carro sobre a cama de faquir, um equipamento para furar os pneus dos veículos.
Mesmo com os pneus dianteiros comprometidos, o condutor seguiu fugindo em direção à BR-116, desobedecendo ordens de parada. Finalmente, o condutor perdeu o controle do veículo em trecho da Rua Irmão Bonifácio. Ao ser abordado, verificou-se que o carro se encontrava em situação de busca e apreensão. O licenciamento estava vencido desde 2016 e o condutor, com sinais de embriaguez, se recusou à realização do teste do etilômetro. A recusa é constitucional, mas implica em infração gravíssima, cuja medida administrativa é a suspensão do direito de dirigir por 12 meses e multa no valor de R$ 2.934,70.
Durante a tentativa de fuga, o condutor colocou em risco a si mesmo e demais condutores das vias, visto que ele não parou o veículo nos cruzamentos. Ele também danificou três cones e placas de sinalização, que são patrimônio público. O veículo foi removido para o depósito credenciado do Detran/RS.
A Operação Balada Segura contou com a presença de agentes da Guarda Municipal. Ao todo, 32 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Vários motociclistas fugiram do local, principalmente pela Rua Treze de Maio, mas tiveram seus emplacamentos fotografados e as motocicletas autuadas.