Ao longo dos últimos meses, o município de Farroupilha têm implantado sinaleiras de contagem regressiva em cruzamentos da cidade. Porém, a tecnologia em diversas ocasiões apresenta falhas. Geralmente nas primeiras horas da manhã, o dispositivo – que permite que tanto condutores quanto pedestres visualizem o tempo restante do sinal luminoso – demora para reiniciar a contagem, atrapalhando o trânsito.
Uma das principais vias do centro, a rua Pinheiro Machado, apresenta com frequência esses problemas, por vezes, inclusive, em todos os cruzamentos com as ruas 13 de Maio, Independência, República e Coronel Pena de Moraes.
A reportagem do Portal Leouve entrou em contato com o responsável pela fiscalização de trânsito em Farroupilha, Calebe de Boni. Ele que explica como funciona o sistema de semáforos na cidade atualmente. “A partir das 23h, até às 05h eles ficam no intermitente amarelo, que é uma forma de garantir a segurança da população, de não precisar ficar parada no vermelho, as pessoas olham para as laterais e verificam se podem avançar, sem correr o risco de algum crime”, apresentou Calebe.
Segundo ele, a empresa responsável foi contatada e uma solução tecnológica está sendo buscada. “Quando esse sistema volta às 05h, a operar com verde, amarelo e vermelho, por algum tempo ele está tendo problema nos contadores em função do tempo também que o pedestre tem para atravessar a via. A gente já identificou esse problema, encaminhamos a empresa Kapsch, que é responsável pela licitação. A mesma já está estudando uma solução de tecnologia, para que esses contadores possam estar se adaptando desde as primeiras horas do dia, estando com os ciclos corretos nos semáforos”, afirmou.