TÉCNICA

DNIT utiliza biomantas vegetais para conter deslizamentos na BR-470, na Serra das Antas

Atualmente, as intervenções estão em execução em 12 pontos da rodovia, entre Veranópolis e Bento Gonçalves

Foto: DNIT/ Divulgação
Foto: DNIT/ Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está adotando soluções sustentáveis e de alta eficiência na reconstrução da BR-470, na região da Serra do Rio das Antas, após os estragos causados pelas enchentes de maio de 2024. Uma das principais técnicas em execução é a aplicação de biomantas vegetais em taludes, nas áreas inclinadas às margens da rodovia que exigem atenção especial para evitar erosões e deslizamentos entre Bento Gonçalves e Veranópolis.

As biomantas são compostas por fibras naturais, como coco ou palha, e têm função provisória de proteção do solo. Biodegradáveis e ambientalmente corretas, essas mantas são aplicadas sobre os taludes logo após os serviços de terraplenagem ou reaterro, oferecendo estabilidade ao terreno até que a vegetação definitiva se desenvolva.

O processo realizado começa com a limpeza da superfície, seguida da semeadura direta ou hidrossemeadura. Em seguida, a biomanta é desenrolada sobre o solo e fixada com estacas de madeira ou grampos metálicos, garantindo contato total com o terreno. Essa cobertura protege o solo da ação da chuva e do vento, reduzindo a perda de material e criando um ambiente propício para a germinação das sementes.

Atualmente, as intervenções com biomantas estão em execução em 12 pontos da BR-470. Em Veranópolis, nos quilômetros 178, 187, 189 e 190. Em Bento Gonçalves nos quilômetros 192, 194, 195, 196, 198, 199 e 211. Já em Salvador do Sul, a solução é executada no km 254.