BR-470, trecho em obras da Serra das Antas.
BR-470, trecho em obras da Serra das Antas. | Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM

Bento Gonçalves e Veranópolis - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai liberar totalmente o tráfego na BR-470, na Serra das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, a partir desta sexta-feira, dia 19. A liberação segue até 4 de janeiro, sem operação em comboio, para garantir maior fluidez durante o período de festas, quando o fluxo de veículos aumenta.

O fluxo estará livre 24 horas durante o período. No sentido Bento Gonçalves–Veranópolis, a liberação ocorre a partir das 6h desta sexta. No sentido Veranópolis–Bento Gonçalves, a circulação estará liberada a partir das 7h.

O sistema de comboio, adotado após os danos causados pelos eventos climáticos extremos de 2024, será retomado no dia 5 de janeiro. Nesta data, haverá fechamento total da rodovia às 6h30 para reorganização do tráfego. Em seguida, voltam a valer os horários conhecidos de comboio: no sentido Veranópolis–Bento Gonçalves, com liberações às 7h e 7h30; e no sentido Bento Gonçalves–Veranópolis, às 8h e 8h30, com a sequência habitual ao longo do dia.

Recuperação pós deslizamentos

Segundo o DNIT, o avanço dos trabalhos possibilita a liberação temporária da rodovia. Desde a catástrofe climática, equipes atuam de forma contínua na recuperação da BR-470, inclusive à noite, em fins de semana e feriados.

As obras incluem estabilização de encostas, implantação de contenções, pavimentação, reconstrução de trechos danificados, correção de curvas perigosas e alargamento da pista em pontos críticos. Em dezembro, 554 trabalhadores atuam na região, entre eles 30 engenheiros, com o apoio de 249 máquinas e equipamentos.

A liberação deve beneficiar moradores, turistas e transportadores que utilizam a BR-470 e facilitar o deslocamento na Serra das Antas durante o fim de ano.