A Concessionária Serra Gaúcha (CSG) confirmou que os equipamentos que estão sendo instalados em Bento Gonçalves, no Km 107 da RSC-453, no entroncamento com a ERS-444, entre Garibaldi e Farroupilha, conhecido popularmente como Trevo do Barracão, neste momento, funcionam como contadores de tráfego. As informações são para controle da concessionária, sem aplicação de multa e outras penalidades. A colocação dos aparelhos, ainda que cobertos com lona preta, chamou atenção de condutores que passavam pelo local. O trecho é ponto crítico de graves e recorrentes acidentes de trânsito.
Além disso, a CSG divulga que está previsto, em contrato de concessão, a instalação de 10 radares de velocidade até 2025 nas regiões do Vale do Caí e da Serra Gaúcha. Os locais exatos para a implementação serão definidos pelo Estado. No momento, os equipamentos estão em fase de testes, sem multar, sendo que três deles estão localizados na BR-470, km 225 próximo ao Posto do Avião em Garibaldi; na RSC-453, km 107 próximo as Frutas Capelin, em Bento Gonçalves; e na ERS-122, km 92 próximo ao Posto SIM em Flores da Cunha.
A CSG destaca ainda que, uma vez que os radares estejam autorizados para operar oficialmente, a gestão, o controle e a emissão de multas por excesso de velocidade, serão de responsabilidade dos órgãos públicos competentes. A concessionária não possui autoridade para emitir multas.
Confira o projeto de duplicação do trecho
A companhia ainda salienta que, neste momento, está avaliando os fornecedores dos equipamentos e, assim que os pontos de instalação dos radares ou lombadas eletrônicas forem definidos, eles serão devidamente sinalizados nas rodovias.