
Bento Gonçalves e Veranópolis - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mantém ritmo acelerado nas obras de reconstrução da BR-470, especialmente na região da Serra das Antas — uma das mais afetadas pelas chuvas históricas de 2024 no Rio Grande do Sul.


Atualmente, cerca de 45 frentes de trabalho estão em andamento, mobilizando mais de 680 trabalhadores e 450 equipamentos pesados, com foco em garantir a trafegabilidade e a segurança da rodovia.


Viadutos
Entre os principais avanços estão as obras de dois viadutos nos quilômetros 192 e 193, projetados para corrigir trechos de curvas acentuadas. O viaduto do km 192 já está 65% concluído, enquanto o do km 193 atingiu 32% de execução. O investimento total nas duas estruturas é de R$ 52,3 milhões, e a entrega está prevista para o início de 2026.

As obras utilizam vigas metálicas, uma solução mais leve e de montagem rápida, que se adapta melhor às características do terreno. Os viadutos terão 15 e 17 metros de altura, com extensões de 85 e 126 metros, respectivamente. As estruturas foram projetadas com grandes vãos entre os pilares, permitindo o livre escoamento de água e detritos e reduzindo o risco de interrupções durante fortes chuvas.
Na última semana de outubro, as equipes concluíram o lançamento de 24 vigas metálicas no viaduto do km 192. No km 193, o maior dos dois, as vigas estão em fase final de fabricação e devem começar a ser içadas no fim de novembro.
Barreiras e Contenções
O DNIT também avança com outras frentes de trabalho na Serra das Antas. No km 192, em frente ao Restaurante dos Arcos, está sendo instalada a segunda etapa das barreiras dinâmicas contra queda de blocos. Já no km 189, seguem as obras de contenção de encostas, com a perfuração e instalação de tirantes, aplicação de telas de alta resistência e geomantas de fibra de coco. As cortinas atirantadas já superaram 50% de execução.

Ponte Ernesto Dornelles
Além dessas obras, o DNIT realiza a reabilitação da Ponte Ernesto Dornelles, a tradicional Ponte do Rio das Antas, entre Veranópolis e Bento Gonçalves. As intervenções fazem parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE) e representam um investimento federal de R$ 12,9 milhões.

Com mais de 70 anos, a ponte é um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha e símbolo da engenharia nacional. As melhorias visam corrigir desgastes estruturais, prolongar sua vida útil e reforçar a segurança dos motoristas.
Com os novos viadutos e a recuperação da Ponte do Rio das Antas, o DNIT avança na reconstrução e modernização da BR-470, restabelecendo uma das principais ligações logísticas e turísticas entre Bento Gonçalves, Veranópolis e o Vale do Rio das Antas.
Cronograma dos comboios na BR-470 (Serra das Antas)
| Sentido | Horários | 
|---|---|
| Bento → Veranópolis | 6h-6h30, 8h-8h30, 10h-10h30, 12h-12h30, 14h-14h30, 16h-16h30, 18h-18h30, 20h-20h30, 22h-22h30 | 
| Veranópolis → Bento | 7h-7h30, 9h-9h30, 11h-11h30, 13h-13h30, 15h-15h30, 17h-17h30, 19h-19h30, 21h-21h30 | 
O tráfego é totalmente bloqueado durante a noite (23h-6h) e opera em sistema de “pare e siga” aos domingos.