MEDIDA EM VIGOR

Caminhões e ônibus devem utilizar pista da direita na ERS-122, entre Caxias e Farroupilha

A medida exige que veículos de grande porte usem exclusivamente a pista da direita entre Caxias e Farroupilha, exceto para ultrapassagens, com retorno imediato à faixa direita.

A fiscalização já está em vigor e conta com reforço de sinalizações no local.
A fiscalização já está em vigor e conta com reforço de sinalizações no local. | Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM

Veículos de maior porte, como caminhões, ônibus e micro-ônibus devem usar a pista da direita, na ERS-122, entre Caxias do Sul e Farroupilha. A norma, que regulamenta o tráfego de caminhões e ônibus, já existe. No entanto, no trecho foi instalada uma nova sinalização, para reforçar a medida. Os veículos pesados podem ultrapassar apenas se retornarem à faixa prioritária.

O comandante do Grupo Rodoviário de Farroupilha, Tenente Marcelo Stassak, destacou a importância da medida:

“O que observamos muitas vezes é que os condutores realizam ultrapassagens e permanecem na pista da esquerda por longos trechos. Isso compromete a fluidez e a segurança do trânsito. Esses casos estão sujeitos a autuação.”

Em um primeiro momento, o trecho regulamentado vai do quilômetro 54, em Nova Milano (Farroupilha), ao quilômetro 69, próximo ao viaduto do Torto (Caxias do Sul). Futuramente, o trecho deve ser ampliado, desde São Sebastião do Caí.

Segundo o GRv Farroupilha, a medida segue o Código de Trânsito Brasileiro e busca organizar o tráfego na Serra Gaúcha, promovendo segurança e eficiência para motoristas e passageiros.

32% DOS ACIDENTES EM 2024 ENVOLVERAM CAMINHÕES

A medida que obriga caminhões e ônibus a trafegarem exclusivamente pela faixa da direita na ERS-122 surgiu em resposta ao aumento preocupante de acidentes com esses veículos.

Em 2024, caminhões participaram de 32% dos acidentes registrados na rodovia. Ao todo, ocorreram 392 acidentes ao longo de todo o trecho da ERS-122, resultando em 368 pessoas feridas, sendo 249 envolvendo caminhões.

Além disso, em 2025, apenas nos primeiros dias de janeiro, ocorreram 17 acidentes, com nove feridos e dois óbitos envolvendo esses veículos.