Caxias do Sul

Após acidente, prefeitura assume papel do Estado e reinstala lombada na RSC-453

Fiscais de trânsito orientam fluxo no local (Foto: Maicon Rech)
Fiscais de trânsito orientam fluxo no local (Foto: Maicon Rech)

Após um grave atropelamento que terminou com a morte de um homem na última sexta-feira, dia 16, no entroncamento da RSC-453 com a rua Cremona, a prefeitura de Caxias do Sul assumiu a responsabilidade que é do estado e irá reinstalar o quebra-molas com faixa de segurança no local.

As obras de readequação da lombada iriam começar nesta terça-feira, dia 20, mas por conta do mau tempo, não foi possível. Fiscais de trânsito estão no trecho orientando o fluxo de veículos. O local é de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), do governo estadual. Pensando na segurança dos pedestres, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) assumirá a contratação do serviço de reformulação do quebra-molas.

Fiscais de trânsito orientam fluxo no local (Foto: Maicon Rech)

O trecho passou por manutenção contratada pelo órgão estadual em dezembro do ano passado. A lombada, responsável por forçar a redução na velocidade dos veículos, ficou com uma altura muito baixa e praticamente desapareceu. Com isso, está em desacordo com as normas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A previsão é de que as obras iniciem assim que as condições climáticas permitirem, uma vez que o tempo úmido impede a execução dos trabalhos.

Conforme o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, equipes da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) serão responsáveis pela melhoria. A pasta possui contrato vigente com a empresa para execução de obras em pontos críticos do município. Serão realizados trabalhos de fresagem, adequação da lombada e sinalização, orçadas em cerca de R$ 5,4 mil. Técnicos da secretaria e da Codeca estiveram no local nesta segunda-feira, dia 19, para vistoria, que utilizou também um ônibus do transporte coletivo urbano para testes.

Além disso, Soares determinou que agentes da Fiscalização de Trânsito fiquem no local para monitorar o trânsito, garantindo a segurança para os pedestres que precisam atravessar a via.

“Mesmo sendo um trecho da jurisprudência do Daer, preocupada com o cidadão, a SMTTM vai atuar em várias frentes. A primeira delas é a fiscalização, mantendo um fiscal durante todo o dia, para que os motoristas reduzam a velocidade e tenham mais atenção. A outra é unir esforços para que a lombada seja refeita e volte a trazer segurança aos pedestres”, reforça.

O secretário adianta que os técnicos da pasta devam concluir nos próximos dias um estudo de implantação de semáforos no trecho. O projeto que será encaminhado ao Daer contemplará a instalação de sinaleiras nos dois sentidos da via, tanto para quem chega a Caxias ou para quem segue no sentido Cinquentenário/Forqueta. A proposta deve ser analisada pela autarquia estadual antes de ser implementada.