Bento Gonçalves

Alterações em estacionamento em ruas são alternativas para fluidez no trânsito em Bento

Cidadãos e condutores podem efetuar sugestões junto à Secretaria de Mobilidade

(Foto: Google Maps/Divulgação)
(Foto: Google Maps/Divulgação)

O grande fluxo e aumento de veículos nas ruas vem trazendo novas demandas ao município de Bento Gonçalves. Ruas que outrora possuíam estacionamentos dos dois lados da via, com mão dupla, hoje acabam necessitando da retirada de um dos lados do estacionamento para auxiliar no fluxo do trânsito, dando maior fluidez.

É o caso da rua Mateus Valduga, no bairro Planalto. Um dos lados da via foi proibido o estacionamento e do outro lado é permitido, pois ali começou a passar uma linha de ônibus , que ocasionava um transtorno no tráfego.

Conforme o secretário de mobilidade urbana, Gilberto Rosa este trabalho é realizado conforme a apresentação da própria população.

“De vez em quando recebemos pedidos para geração de novos estacionamentos ou, por exemplo, para a retirada de um estacionamento. Mandamos para o Instituto de Planejamento Urbano (Ipurb) que a engenharia está lá dentro. O engenheiro vai lá, tira a medida, realiza a análise, pois se o fluxo ele aumenta, deve-se fazer uma contagem do número de veículos, pois quando ela foi construída, ela tinha um fluxo x, a partir de então vários estabelecimentos, várias residências vieram para aquele em torno, passa ônibus naquele local, então encaminhamos para a engenharia, se tivermos que proibir um dos lados da via para estacionamento para dar segurança na pista de rolamento, fazemos”diz.

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana do município diz o seguinte:

Além de reduzir o número de faixas de rolamento o estacionamento ainda diminui a fluidez do trânsito na faixa de manobra, motivo pelo qual não é indicado para vias arteriais, que são as principais estruturas de fluidez de circulação. Salienta-se que em alguns casos de vias arteriais unilaterais, quando são inseridos outros modais de transporte nos perfis viários (transporte coletivo e/ou ciclovia e ciclofaixa), a tendência é de que o estacionamento seja eliminado no lado da pista onde o modal está inserido, geralmente na direita.

Sugestões para alterações em vias é possível entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Segimu) pelo telefone (54) 3055-7389 nos seguintes horários de antedimento, 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h45min.