A primeira etapa do projeto que vai ligar o aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, à Região das Hortênsias enfrentou um problema. Na terça-feira (10), a comissão de licitação do governo do Estado rejeitou a única proposta apresentada para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para construção da estrada. A empresa envolvida tem três dias úteis para recorrer da decisão. Se o recurso não for aceito, o governo abrirá uma nova licitação.
O EVTEA oferece um estudo fundamental ao coletar dados sobre tráfego, geologia e meio ambiente. Além disso, o levantamento avalia aspectos socioeconômicos da região e propõe o traçado mais adequado para a estrada. O estudo também apresenta uma estimativa preliminar dos custos da obra.
Andamento do projeto
O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, anunciou o projeto do estudo em setembro de 2023. Naquele momento, o governo previa contratar o EVTEA até outubro do mesmo ano. No entanto, a licitação ocorreu quase um ano depois. O governo estima que o estudo será finalizado em oito meses, com custo de R$ 468 mil.
Após a conclusão do EVTEA, o próximo passo envolve o desenvolvimento do projeto básico, os estudos ambientais e a obtenção das licenças necessárias. Só então o governo licitará a obra. A previsão é que a estrada seja entregue junto com o aeroporto, que terá as obras finalizadas em três anos.
Discussões sobre o traçado
Duas opções de traçado estão em discussão para conectar o aeroporto à futura ponte sobre o Rio Caí. Uma das rotas passa por Tunas Altas, com 35,6 quilômetros. A outra segue por Tunas Baixas/Bem-te-vi e percorre 37,5 quilômetros.
Os defensores da rota via Tunas Baixas destacam que grande parte da terraplenagem já está pronta e que o trajeto aproveita uma estrada existente até Gramado. Por outro lado, quem apoia o traçado por Tunas Altas argumenta que o percurso é mais curto e a área oferece uma significativa produção rural e potencial turístico.
Em abril, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou uma moção de apoio ao trajeto por Tunas Altas. No entanto, as chuvas de maio interromperam as discussões sobre o tema devido aos estragos na região. Agora, alguns debatem, de maneira informal, a possibilidade de uma terceira alternativa de traçado.
Estudo para pavimentação da RS-476
A mesma licitação incluía o EVTEA para pavimentar os 65 quilômetros da RS-476, que liga Canela a Jaquirana, passando por Lajeado Grande, em São Francisco de Paula. A estrada desempenha um papel essencial no escoamento da produção agropecuária e no desenvolvimento do turismo regional. Portanto, caso o recurso da empresa não tenha sucesso, o governo abrirá outra licitação para continuar o projeto.
AEROPORTO DE VILA OLIVA