GOLPES

Suspeito de aplicar golpes em empresários de Garibaldi e Bento Gonçalves é preso em Goiás

Homem usava tornozeleira eletrônica e criava perfis falsos para extorquir vítimas; polícia apreendeu celulares, chips e anotações

Suspeito de extorquir e aplicar golpes foi preso em Goiânia (GO).
Suspeito de extorquir e aplicar golpes foi preso em Goiânia (GO). (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Um homem suspeito de extorquir e aplicar golpes contra empresários de Garibaldi, Bento Gonçalves, São Leopoldo e São Francisco de Paula foi preso preventivamente na segunda-feira (5) em Goiânia (GO). A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo. Houve apoio do Departamento de Aviação da Polícia Civil gaúcha e da Draco da Polícia Civil de Goiás.

De acordo com a investigação, o preso integra uma organização criminosa de atuação nacional. Ele já havia sido recolhido anteriormente por roubo à mão armada. Mesmo monitorado por tornozeleira eletrônica, ele continuava cometendo crimes. A polícia apurou que o suspeito cadastrava linhas telefônicas em nome de terceiros. Ele criava perfis falsos em aplicativos de mensagens com nomes e fotos de moradores do Rio Grande do Sul. Além disso, participava de grupos de redes sociais de cidades da Serra Gaúcha para coletar informações e imagens.

Com esses dados, ele se passava pelas vítimas e entrava em contato com familiares ou empresas onde trabalhavam. Ele solicitava dinheiro sob pretextos emergenciais ou pedindo adiantamentos salariais. Em algumas situações, também fazia ameaças. A Draco estima que ao menos 70 linhas telefônicas foram usadas no esquema. Contudo, o número de vítimas pode ser maior, abrangendo outros municípios gaúchos.

Na operação, os policiais apreenderam seis celulares, um notebook, cerca de R$ 2.850 em dinheiro, cartões de crédito, mais de 200 chips de celular e anotações com dados das vítimas. O homem foi encaminhado ao sistema prisional de Goiás, onde permanece à disposição da Justiça.