OPERAÇÕES

PRF apreende 2,6 toneladas de maconha em um ano nas rodovias da Serra Gaúcha

Em comparação com 2023, houve um aumento de 23,7% na quantidade de maconha e de 33,3% na quantidade de cocaína apreendidas no RS

Na Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra (BRs 116 e 285), a PRF registrou um aumento nas apreensões de drogas, no ano passado.
Na Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra (BRs 116 e 285), a PRF registrou um aumento nas apreensões de drogas, no ano passado. | Foto: PRF/Reprodução

Serra Gaúcha - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quarta-feira (8) um balanço das operações realizadas no Rio Grande do Sul ao longo de 2024, com impactos positivos para a sociedade gaúcha. Foram quase 30 toneladas de drogas, quase 200 armas de fogo, mais de 835 mil maços de cigarros e mais de 15 toneladas de agrotóxicos apreendidos, entre outros dados.

Na Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra (BRs 116 e 285), a PRF registrou um aumento nas apreensões de drogas, no ano passado, totalizando mais de 2,6 toneladas de maconha e 55 quilos de cocaína, além da apreensão de 42 mil maços de cigarros ilegais. As unidades da PRF em Caxias do Sul e Vacaria, foram responsáveis pela prisão de mais de 500 pessoas. Em todo o estado foram 3.345 pessoas presas durante as operações policiais.

O destaque do balanço fica para as apreensões de maconha e cocaína. Mesmo com a crise climática que se abateu no estado, a PRF aumentou a quantidade de drogas apreendidas em relação ao ano anterior. Na média foram mais de 80 kg dessas substâncias retiradas de circulação por dia.

Com a quantidade das drogas apreendidas seria possível comercializar quase 7 milhões de papelotes de cocaína e mais de 55 milhões de cigarros de maconha, o equivalente a 5 cigarros por habitante do RS.

As apreensões de cigarros e de agrotóxicos contrabandeados, também, tiveram destaque, são produtos que geram graves problemas de saúde pública, por possuírem em sua composição substâncias muito nocivas aos seres humanos e ao meio ambiente. Em 2024, a PRF impediu o comércio de mais de 800 mil maços de cigarros ilegais e a introdução ilegal de quase 15 toneladas de agrotóxicos em solo gaúcho.

Ao longo de 2024, foram recuperado um total de 407 veículos, que estavam em situação de roubo e 196 armas ilegais retiradas de circulação. Foram apreendidos quase R$ 1,1 milhão e cerca de 300 mil dólares em dinheiro sem procedência, transportados de forma ilícita.

Com ações estratégicas e maior investimento em inteligência, tecnologias e treinamentos, a PRF reforçou o combate ao crime organizado, enfraquecendo sua logística e descapitalizando suas operações. 

Combate ao Crime pela PRF em números no RS:

Maconha 27,3 toneladas
Cocaína 1,9 toneladas
Cigarros (maços)835 mil
Agrotóxicos 15,1 toneladas
Armas de fogo196
Veículos recuperados407
Pessoas presas3.345