
A prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Receita Municipal, emitiu um alerta sobre um golpe envolvendo o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que vem sendo aplicado por golpistas por meio do WhatsApp. Segundo o município, não há envio de carnês do IPTU pelo aplicativo.
De acordo com a Prefeitura, os boletos do IPTU estão disponíveis apenas pelos canais oficiais, de forma online ou presencialmente na prefeitura e no Tudo Fácil.
O alerta foi emitido após relatos de moradores que tiveram o WhatsApp clonado, quando os golpistas salvam o nome e foto e encaminham novo número aos contatos. Em seguida, encaminham um carnê do IPTU e pedem ajuda para pagar o valor, alegando dificuldades financeiras.
Entre as mensagens usadas pelos golpistas estão frases como “troquei meu número, salva meu contato novo” e “não estou com dinheiro agora, pode pagar o carnê para mim que depois te pago”, estratégia semelhante a outros golpes já conhecidos de pedidos de dinheiro.
A prefeitura orienta que a população desconfie desse tipo de mensagem e confirme diretamente com a pessoa conhecida antes de realizar qualquer pagamento.