Uma situação de possível assédio envolvendo um funcionário da subprefeitura de Forqueta contra uma adolescente de 16 anos foi motivo de denúncia durante sessão da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta quinta-feira (15).
O vereador Rafael Bueno (PDT) fez a leitura de mensagens de texto que o acusado supostamente enviou a vítima menor de idade a todos os presentes na Casa. O conteúdo chegou até o parlamentar por meio de um professor da menina, que foi procurado pela estudante que estava intimidada pela situação.
Segundo as mensagens apresentadas pelo vereador – em que a reportagem também teve acesso – a menina teria uma vaga facilitada em um estágio por conta da ajuda do suspeito junto a uma empresa. No entanto, o acusado enviava mensagens forçando uma aproximação que não existia e que deixava a adolescente desconfortável e intimidada, o que fez com que buscasse apoio do professor da escola para intervir, que procurou Bueno.
“Entre as mensagens, ele dizia “Te considero uma amiga íntima, converso o que você quiser, não te preocupes, não vou tentar te comer…Direto…Gosto de você porque você é pestinha e uma querida amiga aberta ao diálogo…” dizia uma das mensagens.
Bueno, que iniciou seu pronunciamento falando sobre o dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, adiantou que irá encaminhar as mensagens ao prefeito Adiló Didomenico para que sejam tomadas as providências cabíveis sobre o funcionário.
“Às vezes é uma isca, uma boneca que uma criança recebe de um vizinho, um presentinho, uma vaga de estágio, um abraço mais indelicado de um parente. Então são essas coisas que a gente vê. E eu vou encaminhar pro prefeito Adiló para tomar sérias providências contra esse servidor da subprefeitura de Forqueta”, destaca.
Pronunciamento e Encaminhamento do Caso de Assédio
Segundo Bueno, o chefe da Casa Civil, Roneide Dornelles, fez contato imediato com o vereador via ligação após manifestação na Câmara, onde orientou que a adolescente e familiares registrem um boletim de ocorrência para dar sequência a resolução dos fatos. Ele também demonstrou preocupação e informou que serão tomadas providências quanto a esse funcionário.
A reportagem tentou ouvi-lo mas, por meio da equipe de assessoria de imprensa da Prefeitura, foi informado que, por hora, ele não irá se manifestar. O nome foi preservado para evitar exposição da adolescente.