Caxias do Sul

Vereador Bortola critica demora para instalação do projeto de cercamento eletrônico, em Caxias do Sul

Parlamentar progressista também denunciou a falta de uniformes para atuação da Guarda Municipal

Vereador Bortola critica demora para instalação do projeto de cercamento eletrônico, em Caxias do Sul
Crédito: Bianca Prezzi/Câmara Caxias

Durante pronunciamento na Câmara de Vereadores, o parlamentar Alexandre Bortoluz “Bortola”/PP, criticou a lentidão para colocar em prática o projeto do cercamento eletrônico em Caxias do Sul. Bortola afirma que em todas as cidades onde o projeto está em funcionamento, os principais índices de criminalidade tiveram redução superior a 80% ( roubos, furtos e sequestros).

Ele também afirma que o atual gestão da pasta de segurança e proteção social escanteou a frente parlamentar de segurança do legislativo caxiense das decisões sobre o projeto. O projeto de cercamento eletrônico está sendo desenvolvido desde 2021 pela prefeitura de Caxias do Sul, e prevê 275 pontos de controle monitorado, sendo que 74 são câmeras para detectar a situação do veículos.

Falta de uniforme na Guarda Municipal

O vereador progressista também relata as dificuldades enfrentadas pela guarda municipal, entre elas, a falta de uniforme e materiais para atuação, sendo que, não são repassados os equipamentos a pelo menos dois anos, e os agentes estão comprando as fardas com recursos próprios.