CAPTURADO

Traficante mais procurado do RS é preso na Argentina após dois anos foragido

Segundo a Polícia Civil, Fábio Noia é uma das lideranças de uma organização criminosa com base no Vale do Sinos

(Foto: Polícia Civil/Divulgação)
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Rio Grande do Sul - Foi preso na noite de sexta-feira (1º), em Buenos Aires, na Argentina, Fábio Noia, de 41 anos, apontado como o traficante mais procurado do Rio Grande do Sul. A ação foi coordenada pela Delegacia de Capturas (Decap) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da Polícia Federal e da Polícia da Província de Córdoba.

Segundo a Polícia Civil, Noia é uma das lideranças de uma organização criminosa com base no Vale do Sinos. Investigações indicam que ele também mantinha vínculos com o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa paulista.

Durante o período em que esteve foragido, Fábio Noia passou por diversos países da América do Sul. Ele chegou a viver em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e nos últimos anos atuava diretamente na exportação de drogas para a Europa, segundo apuração da Polícia Civil.

Captura e Extradição

A captura ocorreu após a localização de Noia em um endereço na capital argentina. Ele foi detido sem oferecer resistência e permanece sob custódia das autoridades locais, enquanto os trâmites para extradição são encaminhados.

Fábio Noia estava na lista vermelha da Interpol e deve responder por tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.