
O homem que morreu após uma perseguição policial e troca de tiros com a Brigada Militar na tarde desta segunda-feira (26), em Caxias do Sul, foi identificado como Samuel Alves Varela, de 37 anos. A ocorrência foi registrada na rótula da avenida Rubem Bento Alves com a avenida Júlio de Castilhos, no bairro Tijuca, na divisa com o bairro Cinquentenário.
Segundo a Brigada Militar, a ação começou depois que uma caminhonete Toyota Hilux, em situação de roubo, foi localizada circulando pela cidade. Ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu e fugiu, dando início a um acompanhamento por diversas vias, com manobras perigosas e tráfego pela contramão.
A perseguição terminou quando a Hilux colidiu frontalmente com uma viatura da BM. Após o impacto, houve confronto armado, e o motorista do veículo foi atingido por disparos, morrendo no local. Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre .38. A área foi isolada para o trabalho da perícia.
Três policiais militares ficaram feridos durante a ocorrência — dois deles em decorrência da colisão e um terceiro também atendido pelas equipes de socorro. Conforme a BM, os PMs não correm risco de vida, sendo que um apresentou fraturas nos membros inferiores. Uma mulher também foi ferida por um disparo na perna e encaminhada para atendimento médico na UPA Central.
Após o confronto, equipes da Brigada Militar realizaram buscas em uma área de mata próxima, com auxílio de drone, para verificar a possível presença de outros suspeitos. De acordo com as informações iniciais da corporação, Samuel Alves Varela estaria sozinho na caminhonete no momento da ocorrência. Ruas no entorno chegaram a ser bloqueadas durante o atendimento da situação.