
O sino de bronze da Capela Nossa Senhora Auxiliadora na Linha Bôemios, interior de Farroupilha, foi furtado. O objeto histórico, com mais de 100 anos de existência e cerca de 30 quilos, foi levado da comunidade ao longo do mês de agosto.
Um dos integrantes da equipe administrativa da igreja, Antoninho Brustolin, afirmou que na última missa, realizada em 2 de agosto, o sino estava lá, porém da última celebração até a manhã desta terça-feira (26), ninguém havia percebido o furto.
“O sino é centenário, inclusive faz dois anos que foi feita uma restauração na igreja, com pintura por conta do centenário da igreja. E realmente, ontem de manhã tem os pedreiros fazendo o serviço pra nós, e eu fui lá, dai eles me comunicaram que o sino tinha desaparecido. Até então a gente não estava sabendo”, explicou.
Até o momento, não se sabe ao certo o dia em que o furto de fato ocorreu. Existem câmeras de videomonitoramento nas proximidades, em uma casa de festas, mas não focam no sino, o que poderia identificar o autor.
O sino ficava há cerca de seis metros do chão, e mesmo assim a pessoa conseguiu realizar o furto. Foi feito um boletim de ocorrência na delegacia do município, ficando agora à cargo da Polícia Civil (PC) as investigações sobre este caso.