A Polícia Civil de Bom Jesus prendeu um homem de 23 anos e apreendeu seu irmão, um adolescente de 16 anos, por tentativa de homicídio contra um Conselheiro Tutelar do município. O crime ocorreu na tarde de 16 de setembro de 2025, por volta das 14h30. Eles foram detidos na sexta (19), mas a informação foi confirmada apenas na tarde deste domingo (21).
De acordo com a investigação, o conselheiro estava em seu automóvel quando foi surpreendido pelos dois irmãos, que o atacaram com facadas na cabeça, no dorso e nos membros. Apesar da gravidade, a vítima não teve órgãos vitais atingidos e foi socorrida ao Hospital de Bom Jesus.
O ataque teria sido motivado por contrariedade a medidas adotadas pelo Conselheiro em razão do exercício da função. Segundo o delegado Gustavo Costa do Amaral, responsável pelo caso, a ação foi premeditada e sem possibilidade de defesa da vítima. As imagens mostram que a iniciativa foi exclusiva dos dois, que agiram de surpresa, conforme investigação.
A prisão preventiva do homem e a apreensão provisória do adolescente foram decretadas pela Justiça após representação da Polícia Civil. O adulto foi encaminhado ao Presídio Estadual de Vacaria, mas deve ser encaminhado para outra unidade em razão de interdição judicial. O adolescente foi conduzido inicialmente à CASE Caxias do Sul e, por decisão judicial, será transferido para a CASE Novo Hamburgo.
A ação policial contou com quatro agentes da Polícia Civil. O inquérito e o procedimento de apuração de ato infracional análogo a tentativa de homicídio qualificado serão concluídos com prioridade pela Delegacia de Bom Jesus e devem ser remetidos já na próxima semana.