Caxias do Sul - A Polícia Civil de Caxias do Sul investiga uma denúncia de possível negligência médica envolvendo a morte de Claudiomiro Alencar de Moraes, de 55 anos. Ele faleceu na sexta-feira (11), 23 dias após sofrer uma parada cardíaca provocada por uma suposta reação alérgica à benzetacil, aplicada sem teste prévio na UPA Central.
Segundo o boletim de ocorrência registrado pela família, o atendimento ocorreu no dia 17 de março, quando Claudiomiro buscou auxílio médico com um quadro grave de amigdalite. A médica responsável teria minimizado os sintomas por ele aparentar estar alcoolizado e decidiu aplicar o antibiótico, mesmo sem confirmação sobre possíveis alergias.
Horas depois de retornar para casa, Claudiomiro passou mal e foi socorrido pelo SAMU. De volta à UPA, sofreu uma parada respiratória e, em seguida, uma parada cardíaca. Encaminhado ao Hospital Virvi Ramos, ele permaneceu internado em estado grave, com 90% do cérebro lesionado. A lesão foi considerada irreversível.
Família quer respostas
A família denuncia falhas no atendimento e cobra responsabilização:
“Foi um procedimento feito sem o mínimo de cuidado. Agora dizem que não há mais o que fazer. Só queremos saber se algo será feito, porque ele não volta mais, assim como tantos outros que se foram por negligência”, desabafa uma das irmãs da vítima.
Claudiomiro foi sepultado às 9h30 da manhã deste sábado (12), no Cemitério Santos Anjos, em Caxias do Sul.
LEIA TAMBÉM: Criança de 2 anos perde movimentos das pernas após injeção em Bento Gonçalves