A suspeita de que cinco cachorros tenham sido mortos por envenenamento no bairro Santa Lúcia, em Caxias do Sul, mobiliza agentes da segurança pública. O fato ocorreu nas últimas semanas e já conta com dois boletins de ocorrência registrados junto à Polícia Civil. Nas redes sociais, tutores dos animais também fizeram a denúncia por meio de postagens.
Os registros, feitos por moradores da localidade, indicam que os animais foram encontrados mortos de maneira suspeita, alguns agonizando, como é possível verificar nos vídeos que circulam (abaixo). A hipótese de envenenamento, ainda sendo investigada pelas autoridades, tem gerado preocupação entre os moradores, que agora vivem com o medo de novos ataques.
Investigação Policial sobre Mortes de Cachorros
Segundo o titular da 3º DP, o Delegado Edinei Albarello, a Polícia Civil de Caxias do Sul já está conduzindo diligências para identificar os responsáveis e a possível motivação para esse crime contra os animais. A investigação está focada em reunir provas e testemunhos que possam esclarecer os fatos.
Caso a autoria do envenenamento seja comprovada, a pena para os responsáveis pode ser, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), especificamente no Artigo 32, Parágrafo 1-A combinado com o Parágrafo 2, os responsáveis por maus-tratos a animais podem ser condenados a penas que variam de 2 a 5 anos de prisão, com possibilidade de aumento de 1/6 a 1/3 em caso de morte do animal. Isso se configura como uma resposta rigorosa às práticas cruéis e desumanas contra os animais.