Foto: PF/Divulgação
Foto: PF/Divulgação

Porto Alegre - A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (20) um homem investigado por armazenamento de imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil em Porto Alegre. A ação faz parte da Operação Parthenos, que combate o armazenamento e a distribuição desse tipo de conteúdo.

O preso também é investigado por extorquir menores de idade. Segundo a PF, ele ameaçava divulgar as imagens caso as vítimas não realizassem pagamentos.

Além do mandado de prisão, a ação cumpriu mandado de busca e apreensão no endereço do investigado. Foram apreendidos dispositivos eletrônicos, como HDs e celular, que passarão por análise.

Após a detenção, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Alerta da PF

A Polícia Federal alerta que o termo “pornografia” ainda é utilizado na legislação, mas a comunidade internacional recomenda o uso de “abuso sexual” ou “violência sexual” para dar dimensão da violência contra as vítimas.

A PF também orienta pais e responsáveis a monitorarem as atividades online de crianças e adolescentes, conversarem sobre os riscos do mundo virtual e ficarem atentos a mudanças de comportamento que possam indicar situações de abuso.