Polícia Federal combate crimes financeiros na fronteira do Rio Grande do Sul com Argentina

Operação Kairós ocorre nas cidades de Uruguaiana e Quaraí

Publicado por
13:52 - 14/02/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal deflagra nesta terça-feira (14), a Operação Kairós, para desarticular grupo criminoso dedicado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e à lavagem de dinheiro.

Na ação, 40 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão em Uruguaiana (8) e Quaraí (1) e executam ordens judiciais para sequestro e arresto de automóveis, embarcação, imóveis e valores em contas bancárias vinculadas a 11 pessoas físicas e jurídicas, até o limite de R$ 28,5 milhões.

A investigação teve início em março de 2022, a partir da apreensão de 5 milhões de pesos argentinos pela Polícia Rodoviária Federal, transportados ocultos sob o banco de um veículo abordado na BR-472, sentido Uruguaiana – São Borja.

A apuração indicou a existência de um grupo criminoso que opera irregularmente no mercado de câmbio na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Os investigados utilizam doleiros e fornecedores estrangeiros para internalizar pesos argentinos e dólares americanos no Brasil, para comercialização em território nacional.

Em um período de aproximadamente quatro meses, foram negociados mais de 210 milhões de pesos argentinos pelo grupo investigado.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp