
Uma ação integrada resultou na captura de dois foragidos da justiça procurados por crimes sexuais e violentos. As prisões foram realizadas nas cidades de Flores da Cunha e Sananduva, por meio da 1º Delegacia de Polícia Civil de Caxias do Sul/RS e a Polícia Federal, através do Grupo de Capturas (GCAP) da Polícia Federal de Caxias do Sul e de Passo Fundo.
Primeiro caso
No dia 6 de novembro, em Sananduva, foi preso um homem de 35 anos. Ele era procurado por estupro de vulnerável, com um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Judicial de Nova Prata. O crime ocorreu em 2017, em Vista Alegre do Prata.
Na época dos fatos, o criminoso abusou sexualmente de sua enteada, que tinha apenas 13 anos. As agressões foram repetidas e, em todas as ocasiões, a vítima era ameaçada de morte caso contasse a alguém. Em um dos episódios, ele chegou a amarrar a menina para cometer o estupro. Ele foi condenado a 11 anos e 8 meses em regime fechado.
Segundo caso
Já no dia 11 de novembro, foi a vez de um homem de 28 anos ser capturado em Flores da Cunha. Ele respondia a um mandado da Vara Judicial de Sananduva pelos crimes de constrangimento ilegal com uso de arma, estupro e coação no curso do processo.
O caso aconteceu em 2018, em São João da Urtiga. O indivíduo estuprou sua vizinha após ela recusar um convite para sair. Armado com uma faca, ele passou a noite toda abusando da mulher e ameaçando matá-la. A pena aplicada foi de 11 anos de reclusão.
Trabalho conjunto
As capturas são resultado de um trabalho contínuo de inteligência e operações conjuntas entre a Polícia Civil e a Polícia Federal. Após a prisão, os dois homens foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.