
A Polícia Civil deflagrou a Operação Ingaudium, em Caxias do Sul, com o objetivo de combater o desvio e a comercialização ilegal de fios e cabos de cobre pertencentes a concessionárias de telefonia. A ação, realizada nesta sexta-feira (24), foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DRCP/Deic).
De acordo com a delegada Fernanda Drews Amorim, as investigações começaram após o registro de duas ocorrências de furto de cabos e o monitoramento de suspeitos. O trabalho policial identificou que dois funcionários de uma empresa terceirizada de telefonia eram responsáveis pelos desvios.
Os suspeitos, durante o expediente, retiravam os cabos de cobre de postes públicos e os levavam até uma residência isolada, onde o material era separado, moído e preparado para a venda ilegal. Segundo a delegada, os criminosos desligavam os rastreadores dos veículos da empresa para dificultar o controle e simular atividades legítimas.
Os dois homens foram presos em flagrante e autuados por estelionato, na modalidade de disposição de coisa alheia como própria.
Durante a operação, os agentes apreenderam mais de 1.000 quilos de fios e cabos de cobre, além de equipamentos utilizados para pesagem, corte e incineração do material, dois veículos, três celulares e uma carabina de pressão.
O prejuízo estimado às concessionárias ultrapassa R$ 35 mil apenas em Caxias do Sul. As investigações continuam, e os bens apreendidos já foram devolvidos às empresas prejudicadas.