INVESTIGAÇÃO

Polícia afirma que detentos de Charqueadas ordenaram assassinatos na Serra Gaúcha

Apenados da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, ordenaram, pelo menos, quatro assassinatos recentes em Canela e nos Campos de Cima da Serra

Foto: Arquivo/Leouve
Foto: Arquivo/Leouve

Canela - A Polícia Civil de Canela avançou nas investigações sobre os homicídios registrados em julho na cidade. A ação teve como foco lideranças criminosas que atuavam de dentro do sistema prisional.

Com apoio da Brigada Militar, responsável pela gestão da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, policiais cumpriram mandado judicial em uma das galerias da unidade. Durante as buscas, foram apreendidos 17 celulares, 29 chips, dois cartões de memória, três pendrives e três carregadores USB, usados pelos detentos para manter comunicação externa com integrantes do grupo.

Avanço nas Investigações

Segundo o delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Canela, o material estava em poder de apenados apontados como responsáveis por ordenar execuções que resultaram em pelo menos quatro mortes nas regiões das Hortênsias e Campos de Cima da Serra.

As investigações já resultaram em diversas prisões relacionadas aos crimes cometidos em Canela. De acordo com a Polícia Civil, três homicídios ocorridos em julho estão sob apuração.

Medeiros afirmou ainda que o trabalho policial busca não apenas responsabilizar os envolvidos, mas também isolar e transferir lideranças ligadas às mortes.