
Caxias do Sul - A Patrulha Ambiental da Guarda Municipal prendeu um homem e apreendeu um adolescente por pesca irregular no Complexo Dal Bó, no bairro Fátima, durante ações da Operação Verão, realizadas neste fim de semana. A ocorrência foi registrada na Represa São Miguel, no domingo (14), onde pai e filho foram flagrados pescando de forma irregular.
Com a dupla, os agentes localizaram uma tartaruga de água doce capturada com armadilha artesanal e lambaris vivos. O material de pesca foi apreendido, a tartaruga e os peixes foram devolvidos ao habitat natural, e ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para registro da ocorrência.
Ações nas Represas e Orientações
Além da ação no Dal Bó, a Patrulha Ambiental intensificou as rondas preventivas nas áreas de barragens do município. Ao longo do fim de semana, 79 pessoas foram abordadas, sendo 24 banhistas flagrados em áreas onde o banho é proibido. Todos foram orientados a deixar o local devido ao risco de afogamento e à proibição legal.
Casal preso na Represa Samuara
No sábado (13), um casal foi preso por posse de entorpecentes na área da Represa Samuara. Ao perceber a aproximação da Guarda Municipal, o homem tentou fugir e abandonou a esposa grávida no local. Ele foi capturado em seguida. Durante a abordagem, os agentes apreenderam um cigarro de maconha e R$ 625 em dinheiro. O suspeito, que já possui antecedentes criminais, reagiu à prisão e precisou ser algemado. A motocicleta que ele conduzia, sem habilitação, foi recolhida ao guincho. Ambos foram encaminhados à Delegacia.
Operação Verão e Conscientização
Em sua 19ª edição, a Operação Verão tem como objetivo reforçar a segurança e a preservação ambiental nas represas do município. A ação é coordenada pelo Samae, em parceria com a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, com o apoio de barcos e drones para ampliar a fiscalização.
A operação também atua na conscientização da população sobre os riscos de nadar em represas, que possuem grandes profundidades e obstáculos submersos, além de coibir práticas proibidas como caça e pesca ilegais.
Na edição anterior, realizada no verão passado, foram 946 pessoas abordadas e três apreensões de materiais de pesca irregular. Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelo telefone 153, ao Corpo de Bombeiros pelo 193 e à Central de Atendimento do Samae, pelos números 115 e 0800 772 8600.