INVESTIGAÇÃO

Pai de Santo é preso em Caxias do Sul acusado de abusar de mulheres durante rituais religiosos

Polícia Civil afirma que o homem, de 53 anos, se aproveitava da fé das vítimas para cometer os crimes; três mulheres já foram identificadas. As práticas descritas não têm relação com os ritos legítimos das religiões de matriz africana

(PC/Divulgação)
(PC/Divulgação)

Caxias do Sul - A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (22), um homem de 53 anos suspeito de abusar sexualmente de mulheres durante rituais religiosos em Caxias do Sul. Conhecido na cidade como Pai de Santo, o investigado, identificado pelas iniciais M.G.R., atraía as vítimas sob o pretexto de realizar atendimentos espirituais e banhos de descarrego.

De acordo com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), o homem usava a fé das mulheres para praticar os atos. As vítimas, três já identificadas, procuravam o religioso em busca de ajuda para resolver problemas pessoais. Durante as sessões individuais, ele convencia as mulheres de que os atos libidinosos faziam parte dos rituais e seriam necessários para alcançar os resultados desejados.

As práticas descritas não têm relação com os ritos legítimos das religiões de matriz africana. Testemunhas e outras mulheres relataram tentativas semelhantes de abuso.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 4ª Vara Criminal de Caxias do Sul, após representação da DEAM. O suspeito foi levado à delegacia e, depois dos procedimentos legais, encaminhado ao sistema prisional.

A Polícia Civil segue investigando o caso e apurando se há mais vítimas.