
A Operação Integridade foi deflagrada na tarde da última terça-feira (13) para reprimir crimes e infrações administrativas em clínicas de reabilitação de Osório. A ação ocorreu de forma integrada, com a participação da Polícia Civil da Delegacia de Osório, Vigilância Sanitária, Fiscalização Tributária municipal, Bombeiros Militares, agentes da Secretaria da Assistência Social e do Conselho Tutelar.
Após ações de fiscalização, os agentes localizaram, em um dos estabelecimentos, 13 adolescentes em situação de cárcere privado. Eles foram encontrados em condições de vulnerabilidade e precisaram ser removidos para um local seguro ou devolvidos às suas famílias. O nome e endereço do local não foram divulgados.
Segundo o delegado João Henrique Gomes de Almeida, a operação foi iniciada a partir de registros de ocorrência na delegacia e, principalmente, do recebimento de denúncias sobre as clínicas. A ação integrada fiscalizou quatro locais, constatando a situação irregular em um deles.
O responsável pelo local onde os adolescentes foram encontrados foi conduzido à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos. A remoção dos jovens foi realizada após a constatação de irregularidades no estabelecimento.
A operação contou com 20 agentes policiais e administrativos, que realizaram verificações documentais e estruturais nos estabelecimentos e mantiveram contato com os internos. O objetivo foi reprimir crimes, principalmente contra a pessoa e a dignidade humana.