Foto: Polícia Civil
Foto: Polícia Civil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina - A Polícia Civil de Caxias do Sul deu continuidade nas investigações da Operação Omertà, que apura crimes de extorsão cometidos com violência extrema. Na manhã desta quarta-feira (17), agentes da 1ª Delegacia de Polícia prenderam um foragido em Itapema, no estado de Santa Catarina, onde ele estava escondido desde a deflagração da segunda fase da ação, no dia 4 de dezembro.

A prisão contou com o apoio da Delegacia de Capturas da Polícia Civil de Santa Catarina (DECAP/DEIC), que auxiliou no cumprimento da ordem judicial. Conforme a investigação, o suspeito atuava diretamente nas cobranças armadas e utilizava incêndios em residências como forma de intimidação das vítimas.

Desdobramentos e Prisões da Operação Omertà

Ainda no desdobramento da operação, um homem preso anteriormente em Imbituba, também em Santa Catarina, durante a primeira fase da Omertà, teve a prisão temporária convertida em preventiva após a apresentação de novas provas que confirmaram sua participação ativa nos crimes. Ele é acusado de auxiliar no sequestro e na tortura de uma das vítimas.

Com essas últimas ações, a Operação Omertà soma 12 pessoas presas, todas ligadas a grupos criminosos envolvidos em extorsões, tortura física e psicológica e outras formas de violência usadas como meio de cobrança de dívidas vindas de empréstimos ilegais.

Orientações da Polícia Civil às Vítimas

A Polícia Civil orienta que as vítimas procurem a delegacia para registrar ocorrência. Informações anônimas podem ser repassadas pelo telefone (54) 98414-1808.