Polícia

Operação desarticula quadrilha de roubos de veículos e tráfico de drogas em Caxias

Operação desarticula quadrilha de roubos de veículos e tráfico de drogas em Caxias

Uma ação articulada pela Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil, em Caxias do Sul, culminou com sete prisões e em 22 mandados judiciais cumpridos na manhã desta terça-feira (12). A Operação Paralelo tem o objetivo de coibir os crimes de tráfico de drogas e roubos de veículos realizados por uma organização criminosa que possui base na cidade e era coordenada de dentro do Presídio Regional de Caxias do Sul, a antiga Pics.

Desde às 5h da madrugada, 63 agentes da Polícia Civil atuaram em fases distintas da operação. Primeiro, houve um cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma cela da penitenciária. No local, onde está preso o chefe da organização, foi encontrada uma arma artesanal (estoque), celulares e drogas. Contra ele, há um novo pedido de prisão preventiva.

Enquanto isso, em diversos outros pontos de Caxias do Sul, os agentes seguiram a operação. De acordo com o delegado Luciano Righês Pereira, titular da Draco, além dos cinco mandados de prisão preventiva, duas detenções em flagrante: uma no bairro Parque Oásis, na Zona Norte, e outra no bairro Charqueadas, na Zona Oeste. Em ambas ocorrências, duas mulheres foram presas. A primeira delas por tráfico de drogas e posse de arma com numeração raspada e, a segunda, por posse irregular de arma de fogo, também com numeração suprimida. Nesta última prisão, foram apreendidos dois revólveres utilizados em roubos de veículos na cidade.

A operação, agora, segue para investigação de mais envolvidos no esquema de roubos de veículos e tráfico de drogas, além da conclusão do inquérito a ser remetido ao Poder Judiciário.

Agentes das delegacias de Farroupilha, Garibaldi, São Marcos, Flores da Cunha, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e todos dos departamentos da Polícia Civil de Caxias do Sul prestaram apoio na Operação Paralelo. O Grupo de Ações Especiais da Susepe também atuou na ação dentro da penitenciária.

Os números totais de apreensões deve ser divulgado até o fim da tarde desta terça-feira (12).