Um menino de 9 anos teria chegado já sem vida à UPA Zona Norte, em Caxias do Sul, na noite de terça-feira (26). Conforme registros em prontuário e relatos de enfermagem, a equipe médica teria realizado mais de 50 minutos de manobras de reanimação, mas não conseguiu reverter o quadro. Há suspeita que possa ter ocorrido negligência familiar. O serviço social da UPA acionou Polícia Civil e Conselho Tutelar.
O corpo foi recolhido na manhã desta quarta-feira (27) pelo Departamento Médico Legal (DML) para necropsia. O laudo deverá apontar a causa da morte.
O coordenador de enfermagem da unidade, Gleisson Silva Albuquerque, confirmou à reportagem que os procedimentos seguiram o protocolo de emergência. Segundo ele, as informações constam nos documentos oficiais da UPA.
— A equipe iniciou imediatamente o protocolo de reanimação. Todos os procedimentos foram executados, mas infelizmente não houve resposta. O caso agora segue para investigação das autoridades competentes — relatou Albuquerque.
Os responsáveis pela criança não ficaram no local durante o atendimento. Pela manhã, a mãe do menino foi até a UPA e teria conversado com uma assistente social e com uma enfermeira.
Investigação sobre o caso
O caso deve ser remetido à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) para investigação. Por suspeitas, se trabalha com a hipótese de negligência familiar. A demora no socorro do menor à UPA também chamou atenção da equipe.
O resultado da necropsia será decisivo para indicar a causa da morte e confirmar ou descartar suspeitas. Até que o procedimento seja concluído, a investigação segue em andamento e sem conclusões definitivas.