OPERAÇÃO SHAMAR

Investigado por estupros em série é preso em Caxias do Sul

De acordo com as investigações, o indivíduo seguia o mesmo modus operandi ao cometer os crimes; Polícia Civil apura casos semelhantes

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Caxias do Sul - A Polícia Civil de Caxias do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), cumpriu, nesta quarta-feira (13), um mandado de prisão temporária contra um homem de 42 anos, suspeito de múltiplos crimes de estupro contra diferentes vítimas. A ação integra a Operação Shamar, durante a qual também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. A ordem foi expedida pela 3ª Vara Criminal do município, após representação da delegacia.

Segundo a Polícia Civil, tramitam na DEAM inquéritos que apuram casos ocorridos em 2024 e neste ano, todos em Caxias do Sul, envolvendo mulheres como vítimas.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

As investigações apontam que o suspeito abordava mulheres nas ruas de Caxias do Sul, a bordo de um veículo branco, ameaçando-as com uma arma de fogo e, após, cometia abusos sexuais. Em alguns casos, além das ameaças, as vítimas também sofreram agressões físicas.

Segundo a Polícia Civil, os inquéritos foram instaurados inicialmente sem autoria definida, mas as apurações revelaram que os crimes apresentavam as mesmas circunstâncias e o mesmo modus operandi. O veículo utilizado nos crimes possuía características muito semelhantes em todos os casos, o que permitiu sua identificação e, consequentemente, a do suspeito.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma das vítimas reconheceu o homem por meio de fotografia, o que motivou o pedido de prisão. A ordem foi decretada e cumprida nesta quarta-feira, quando também foi realizado o reconhecimento pessoal do investigado por outras vítimas.

A DEAM ressalta que permanece investigando outros fatos semelhantes, praticados da mesma forma na cidade, contra outras vítimas. O indivíduo preso é considerado o principal suspeito até o momento.