Um homem de 69 anos, que foi preso pela Brigada Militar (BM) na manhã da última terça-feira (16), no bairro Imigrante, em Farroupilha, com 2 kg de maconha, utilizava identidade falsa há quase 40 anos.
Conforme a Polícia Civil (PC), o indivíduo foi levado até a Delegacia de Polícia (DP), onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante, e encaminhado ao Presídio Estadual de Caxias do Sul. Contudo, ao dar entrada no presídio e ser submetido à identificação pelas impressões digitais, descobriu-se que o indivíduo estava utilizando um nome falso, com o qual conseguiu tirar carteira de habilitação e outros documentos pessoais junto aos órgãos públicos.
Confrontado após a descoberta da sua real identidade, o homem confirmou que saiu do Rio Grande do Sul ainda na década de 1980, após seu envolvimento em ocorrências criminais, tendo se estabelecido no Espírito Santo, onde fez uso do documento de uma criança falecida para solicitar um documento de identidade novo. A partir desse documento de identidade, o homem passou a viver com o nome falso, tendo voltado para o Rio Grande do Sul muitos anos depois.
O flagrado teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva após pedidos da Polícia Civil e do Ministério Público, que foram acolhidos pelo Juiz Criminal durante a realização de audiência de custódia em Farroupilha. As condutas criminosas serão apuradas em inquérito policial.
Ação desta terça-feira
O idoso foi preso pelo crime de tráfico de drogas, ao ser flagrado fracionando tijolos de maconha em seu estabelecimento comercial. Ao todo, foram apreendidos 2 kg de maconha, uma balança de precisão e facas utilizadas para o fracionamento da droga.