Caxias do Sul - A Polícia Civil elucidou, na madrugada desta quinta-feira (11), um caso de suposta extorsão mediante sequestro que, na verdade, tratava-se de uma farsa arquitetada pela própria “vítima”. Um homem de 39 anos foi preso em flagrante por extorquir a própria família após simular o próprio sequestro.
O caso mobilizou equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul e da Delegacia de Roubos da DEIC, após familiares denunciarem o desaparecimento do homem e informarem terem recebido exigências de pagamento de R$ 8 mil para sua suposta libertação.
As diligências se estenderam pela noite e madrugada, até que os investigadores descobriram que o sequestro havia sido forjado. O homem pretendia usar o dinheiro obtido com a falsa extorsão para quitar dívidas com agiotas.
A “vítima” foi localizada e presa em flagrante por extorsão na cidade de Passo Fundo, por volta das 3h da manhã. A ação contou com apoio das equipes da DRACO, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) e da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo.
Após os procedimentos de praxe, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser feitas diretamente à DRACO pelo WhatsApp: (54) 98432-9312.