(PC/Divulgação)
(PC/Divulgação)

Caxias do Sul - A Polícia Civil e a Polícia Federal prenderam, na manhã desta quinta-feira (4), em Caxias do Sul, um homem de 45 anos que estava foragido da Justiça por condenação definitiva pelo crime de estupro de vulnerável. A captura ocorreu no bairro Petrópolis, durante ação conjunta da 1ª Delegacia de Polícia Civil e do Grupo de Capturas (GCAP) da Polícia Federal no município.

Contra o homem havia um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em dezembro de 2021. Desde então, ele permanecia foragido. O crime aconteceu em 2013, no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul, quando o acusado cometeu abusos contra a enteada, que tinha 11 anos na época.

O processo transitou em julgado em 2021, ano em que foi definida a pena de 14 anos, 11 meses e 29 dias de reclusão, em regime fechado. Como o condenado não foi localizado naquele momento, ele passou a constar como foragido da Justiça.

A prisão é resultado de um trabalho contínuo de inteligência e ação operacional integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Federal. As forças de segurança destacam que mantêm esforços permanentes na busca por criminosos envolvidos em crimes graves, especialmente os de natureza sexual contra crianças e adolescentes.

Após os procedimentos de praxe, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. Com esta prisão, a 1ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul chega à marca de 455 prisões realizadas em 2025.

Colaboração e Sigilo

A Polícia Civil reforça que a população pode colaborar com informações sobre foragidos da Justiça pelo WhatsApp (54) 98414-1808, com garantia de sigilo.